Sabia que a probabilidade de se encontrar um doador compatível que não seja da família, é de 1 em
100.000 ? Por isso a importância de ter muitas pessoas cadastradas no banco de doadores.
100.000 ? Por isso a importância de ter muitas pessoas cadastradas no banco de doadores.
Já pensou em ser doador de medula ? É simples, não custa nada, e pode salvar uma vida ! Para se cadastrar no banco de doadores, basta uma coleta de sangue !
Eu mesma confesso, nunca me dei ao trabalho de procurar informações sobre doação de medula , pois não imaginei que poderia acontecer com as filhinhas de amigos tão próximos e queridos, mas o câncer é uma doença imparcial, não 'escolhe' sexo, cor, raça, idade, não importa se rico ou pobre.
Hoje, minha percepção é, que a falta de informação, é a maior responsável pelo número reduzido de pessoas cadastradas no banco de doadores, uma vez que o procedimento é super simples.
Por isso, resolvi fazer minha parte e ajudar da maneira que for possível divulgando as informações aqui no blog.
Scaneei o folder que peguei hoje no Hemocentro da Santa Casa, que pode esclarecer uma série de dúvidas.
Para mais informações, consulte também os sites:
Para esclarecer:
ResponderExcluirLeucemia. O que é ?
"Leucemia é o câncer das células que dão origem às células do sangue. Geralmente, ela é definida como o câncer dos glóbulos brancos, mas pode atingir outras células também. A leucemia tem origem na medula óssea (tutano) e dali passa para o sangue. Do sangue, ela pode atingir gânglios linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central (cérebro e coluna vertebral), testículos e outros órgãos. Outras neoplasias infantis, como os neuroblastomas, linfomas e sarcomas, originam-se em outros órgãos e podem ter metástases para a medula, mas não são leucemias.
A medula óssea é o tecido que fica no interior dos ossos e onde todas as células do sangue (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas) são produzidas. Nas crianças, a medula ativa é encontrada em praticamente todos os ossos, enquanto nos adolescentes ela é encontrada principalmente nos ossos planos ou chatos (crânio, omoplatas, costelas, esterno e pelve) e nas vértebras..."